O glossário dos negócios pós-industriais.
Todo mês, os termos que compõem o vocabulário
de empreendedores, investidores e mentores da Nova Economia.
Lobo, leão, urso ou golfinho: qual o seu “cronotipo”? Entenda esse conceito e conheça o chronoworking, tendência que promete incrementar a produtividade adaptando o horário do expediente ao ritmo do seu relógio biológico.
No mês passado, pela primeira vez na história uma sonda privada pousou na Lua. Entenda como o horizonte de possibilidades da corrida espacial vem mudando (e agora inclui desde mineração em solo lunar até produção de carne em gravidade zero).
Nunca antes estivemos tão conectados por meio da tecnologia. Por outro lado, continuamos a nos sentir – cada vez mais? – sós. Entenda como o mercado vem apostando em produtos e serviços para apaziguar a solidão (e lucrar com esse sentimento).
Criada por inteligência artificial, a moça da foto acima fatura dinheiro de verdade com publieditoriais. Confira o nosso infográfico e conheça as AInfluencers, que competem com seres humanos por cachês de grandes marcas – e pela sua atenção.
Cansou de abrir o feed e ver influencers promovendo a marca X ou Y? Entenda o que é a desinfluência e como esse conceito (que tem duas vertentes) vem chacoalhando as estratégias de marketing baseadas em publis nas redes sociais.
Nos últimos cinco anos, as pesquisas por “ecoansiedade” ou “ansiedade climática” dispararam no Google. Entenda como esse medo crônico de um cataclismo ambiental impacta a nossa saúde mental – e quais os grupos mais vulneráveis.
Hoje, um dos maiores desafios para as empresas é o uso indevido da inteligência artificial por seus colaboradores. Entenda o tamanho do problema (e o que as companhias podem fazer para evitar vazamentos e riscos à segurança digital).
Retreinar algoritmos para forçar uma “amnésia seletiva” e fazer a inteligência artificial esquecer o que aprendeu. Entenda o que é o desaprendizado de máquinas e por que ele é tão importante
Inspiração? Pirataria? Entenda por que a geração Z ama produtos dupe, de que forma as grifes vêm embarcando nesta tendência e quais são as suas vantagens e desvantagens – para os consumidores e o mercado.
E se fosse possível viabilizar pesquisas sem o financiamento de universidades ou corporações? O uso do blockchain já permite resolver esse e outros desafios da produção científica. Entenda o conceito de Ciência Descentralizada.