Tecnologia e inovação não estão somente nos produtos da 3M. Estão também no modelo de negócio, na cultura organizacional, na estratégia e na forma de desenvolver os colaboradores da companhia. Mas o que a sustentabilidade tem a ver com essas pautas?
“Simplesmente, no mundo de hoje, não é mais possível inovar sem levar em conta as práticas de ESG”,
defende Paulo Gandolfi, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da 3M LATAM.
Por isso, a segunda edição do 3M Technology & Innovation Summit teve como foco a sustentabilidade em seu escopo mais amplo. O evento aconteceu no dia 29 de novembro, de forma híbrida e reuniu colaboradores de vários países da América Latina, clientes convidados e um grande público externo que assistiu às palestras de inovação.
O encontro teve início com as boas-vindas do presidente da 3M do Brasil, Marcelo Oromendia, que convidou Paulo Gandolfi para compartilhar um vídeo apresentando os diversos e inspiradores Centros de Inovação da 3M na América Latina.
“Eles funcionam como um hub de inovação interno, centro de treinamento e área de laboratório para protótipos, além apresentar um amplo showroom e oferecer espaços para reunir públicos externos, clientes, fornecedores, instituições científicas de tecnologia, estudantes, startups…”, enumera o Diretor de P&D.
Na América Latina, são seis Centros (Brasil, México, Argentina, Colômbia e dois no Chile) e mais algumas dezenas ao redor do mundo.
“Estamos falando de um ambiente propício para interações, para fomentar boas relações e colaboração entre os grupos internos e externos”, completa.
Em seguida, o Head de Marca & Comunicação da 3M e Professor de Inovação, Luiz Serafim, introduziu sua visão de Cultura Organizacional como o alicerce para criar um sistema de Inovação consistente e sustentável.
“Uma cultura de inovação valoriza as pessoas como seu ativo mais precioso, coloca o cliente sempre no centro das iniciativas, promove um ambiente de segurança psicológica, com colaboração intensa, dando autonomia para os funcionários e tolerando erros de descoberta, guiada sempre pela ética.”
Serafim terminou a apresentação com o mantra que a 3M repete há décadas: só pode haver Inovação Sustentável, não olhando apenas para o valor que se gera para o cliente e acionistas, mas avaliando profundamente todos os impactos da inovação, pensando nos trabalhadores, nos fornecedores de matéria-prima, no descarte, no consumo de energia, nas relações com os usuários e com o mercado, e assim fez a ponte com o próximo tópico da agenda.
O segundo palestrante a subir ao palco foi Marcelo Gandur, Head de Product Stewardship e Líder do Comitê de Sustentabilidade no Brasil, que compartilhou a abordagem que a 3M implementa há alguns anos, aplicando sua ciência para três dimensões priorizadas: Clima, Economia Circular e Comunidades. Gandur inspirou as plateias com práticas inovadoras ligadas à sustentabilidade e ressaltou que, desde 2019, cada novo produto 3M deve incluir um Compromisso de Valor de Sustentabilidade que precisa detalhar como impulsionará impacto para o bem comum.
Gandur também apresentou uma atualização sobre os resultados do programa de reciclagem de esponjas Scotch-Brite em parceria com a TerraCycle, mostrou a primeira embalagem 100% feita com material pós-consumo lançada pela 3M do Brasil (iniciativa da divisão de reparação automotiva), contou sobre a parceria da 3M com a Plastic Bank para apoiar a coleta e reciclagem plásticos no litoral brasileiro e sobre as mudanças na gestão de frotas da empresa na direção de veículos elétricos. Já no âmbito social, o líder falou sobre diversos projetos do Instituto 3M, com mais de 15 anos de atuação, na área da educação, ciência e desenvolvimento social; e ainda compartilhou ações inovadoras em Diversidade, Equidade & Inclusão.
Em seguida, o executivo passou a bola para Fernando Almeida, Head de Relações Governamentais da 3M, que ampliou o tema da inovação para discutir o papel do Estado, especialmente nas políticas públicas que são necessárias para fomentar a Inovação com a moldura da Sustentabilidade, destacando dois aspectos fundamentais: a tendência do mercado de carbono e os incentivos tributários.
Fechando o evento de forma muito provocativa e inspiradora, Nina Silva, CEO do Movimento Black Money, falou sobre sua trajetória, seu crescimento na carreira de tecnologia, os inúmeros desafios que enfrentou por ser mulher e negra, e sua intensa atuação em favor da diversidade, com participação ativa em vários projetos e iniciativas que promovem a inclusão de pretos e pardos na economia e na sociedade. O Movimento é uma plataforma de afroempreendedorismo, um hub digital que visa inserir e dar autonomia à comunidade negra na economia e na Era Digital.
O 3M Technology & Innovation Summit foi marcante, cravando que inovação vai muito além de novos produtos e tecnologias. E Serafim conclui:
“É gerar valor em inúmeras dimensões em todas as áreas da organização, em processos, em cultura, em ambiente de trabalho, em comunicação, no impacto positivo com os diversos stakeholders. É uma jornada infinita e fascinante”.
Veja o que rolou na 10a Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M e conheça algumas das ideias dos estudantes que querem melhorar a vida das pessoas e mudar o mundo por meio da Ciência.
Luiz Eduardo Serafim, head de marca, e Daniel Cirino, gerente médico do trabalho da 3M, conversam sobre a importância de colocar a saúde mental na agenda estratégica do negócio e contam o que a companhia tem feito nesse sentido.