As mulheres já representam 54% dos estudantes de doutorado do Brasil, mas são apenas 24% dos beneficiários do subsídio oferecido pelo governo aos cientistas mais produtivos do país. Os dados são do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, e evidenciam apenas um dos muitos desafios que precisam ser superados para que a ciência seja uma área com equidade de oportunidades para todos os gêneros. Para contribuir com a transformação deste cenário, a 3M lança o programa 25 Mulheres na Ciência – América Latina.
– Clique aqui para se inscrever no 25 Mulheres na Ciência
O objetivo é identificar e valorizar 25 cientistas emergentes da região Esta é a primeira edição da iniciativa na região, com foco em profissionais que atuam nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Claudia Kashiwakura, líder técnica de Segurança Pessoal América Latina da 3M, fala a respeito:
“Queremos incentivar o protagonismo feminino em áreas científicas que antes eram consideradas masculinas, de modo a contribuir com o futuro das próximas gerações de mulheres”
Como uma empresa que tem na ciência um de seus principais pilares, a 3M assume a responsabilidade de incentivar a maior participação feminina e a diversidade na área. Em 2018, a organização nomeou Jayshree Seth para a posição de Chief Science Advocate. Na época, em visita ao Brasil, ela já destacava a necessidade de ter mais referências femininas na profissão:
“Muitas jovens mulheres provavelmente pensam que a ciência não é para elas porque não enxergam ali exemplos que as inspirem. Temos muito a ganhar com os bons exemplos, com mulheres em posição de liderança, bem-sucedidas em carreiras na área.”
Por isso, as profissionais reconhecidas no 25 Mulheres na Ciência farão parte de uma plataforma de networking e visibilidade que inclui participação no livro do projeto, convite para eventos com especialistas da 3M e participação no podcast Inovação em Pauta e no blog Curiosidade.
COMO PARTICIPAR DO 25 MULHERES NA CIÊNCIA
As inscrições estão abertas aqui. O programa busca mulheres que tenham desenvolvido recentemente um projeto ou solução baseada em qualquer disciplina científica, com aplicação prática e benefício para a sociedade ou o meio ambiente. É importante que a proposta tenha resultados verificáveis nos últimos dois a cinco anos.=
As iniciativas serão avaliadas por um júri formado por acadêmicos, lideranças e especialistas convidados pela 3M – todos, claro, com amplo conhecimento em ciência, pesquisa, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Para fazer a análise, o time de especialistas levará em conta aspectos como problemas a serem resolvidos com o projeto, inovação da solução, impacto gerado na comunidade, além da escalabilidade potencial.
O anúncio das 25 Mulheres na Ciência está marcado para 11 de fevereiro de 2021.
Veja o que rolou na 10a Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M e conheça algumas das ideias dos estudantes que querem melhorar a vida das pessoas e mudar o mundo por meio da Ciência.
O 3M Technology & Innovation Summit 2022 abordou conteúdos ligados à cultura de inovação, economia circular, impactos climáticos positivos e urgentes, iniciativas para diversidade e inclusão... enfim, discussões valiosas para resolver desafios em conjunto.
Luiz Eduardo Serafim, head de marca, e Daniel Cirino, gerente médico do trabalho da 3M, conversam sobre a importância de colocar a saúde mental na agenda estratégica do negócio e contam o que a companhia tem feito nesse sentido.