Nome:
Bem te quero 60+.
O que faz:
É uma plataforma digital em que pessoas 60+ encontram uma seleção de profissionais capacitados e especializados nas demandas específicas do público maduro, contemplando quatro pilares do envelhecimento saudável: saúde, conhecimento, participação social e segurança financeira.
Que problema resolve:
Ajuda os 60+ a encontrar profissionais e serviços especializados em suas demandas e nos quais possam confiar. Ao mesmo tempo, auxilia esses profissionais a se posicionarem no mercado e alcançarem seu público de interesse.
O que a torna especial:
O que torna a Bem te quero 60+ especial, segundo os fundadores, é a curadoria dos profissionais e empresas que oferecem seus serviços e a maneira como organiza e disponibiliza estas ofertas na plataforma. Para isso, a startup criou ‘botões de solução’ que representam demandas reais do dia a dia das pessoas mais velhas, como melhoria da memória, por exemplo, e ajuda o usuário a encontrar os profissionais que possam auxilia-lo nesta questão específica, fazendo o agendamento com eles diretamente pela plataforma. Também é possível solicitar ajuda de profissional gerontóloga pelo WhatsApp em caso de dúvidas.
Modelo de negócio:
A Bem te quero 60+ opera por meio de plano de assinatura no B2B (tendo profissionais e empresas como clientes). O valor varia de acordo com o espaço ocupado na plataforma (medido pelo número de “botões de solução” no qual o profissional está inserido).
Fundação:
Maio de 2021.
Sócios:
Vinicius Lopes Emygdio de Faria — CEO
Julia De Stefani Cassiano — CMO
Fundadores:
Vinicius Lopes Emygdio de Faria — 39 anos, Jacarezinho (PR) — é formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina, com residência em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo e Psicogeriatria pela mesma instituição. Atuou em consultório particular entre 2015 e 2023, quando deixou a atividade médica para dedicar-se exclusivamente a Bem te quero 60+. Está em processo final para nomeação como embaixador do Aging 2.0 em Ribeirão Preto.
Julia De Stefani Cassiano — 37 anos, Jaboticabal (SP) — é formada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina, com residência em Clínica Médica pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual e em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP do HC/FMUSP). Entre 2017 e 2018 atuou na equipe de Oncologia da Rede D’Or São Luiz em São Paulo, e desde 2018 faz parte da equipe de Oncologia do Centro de Tratamento Oncológico (CTO) de Ribeirão Preto.
Como surgiu:
Vinicius e Julia são casados e, entre 2017 e 2018, foram alunos de uma mentoria de gestão de carreira médica, a Sucesso Médico, que potencializou no casal o interesse por inovação e empreendedorismo. Desde então, passaram a aprofundar os conhecimentos em gestão, marketing e inovação. Em setembro de 2020, em meio à pandemia de Covid, perceberam que a demanda por serviços vinda de seus pacientes mais velhos continuava alta, ao mesmo tempo em que ficava mais difícil manter ativa as redes de contato profissional. Daí veio a ideia de construir essa rede de maneira online e o caminho encontrado foi o de uma plataforma para a criação de perfis profissionais e ofertas de serviços selecionados e de confiança. Eles procuraram por ideias semelhantes e contam que na época não identificaram nenhum proposta voltada ao público maduro. Contrataram a consultoria da empresa Hype50+ e perceberam que estavam diante de uma grande oportunidade, tendo em vista o enorme mercado e a carência de soluções. Nos oito meses seguintes, tiraram a ideia do papel, lançando a plataforma em maio de 2021, já com 16 profissionais cadastrados.
Estágio atual:
A Bem te quero 60+ está incubada no SUPERA Parque Tecnológico de Ribeirão Preto desde maio de 2021 e acaba de fechar contrato de locação de sala para montar seu escritório no coworking Newduca de Ribeirão Preto. Atualmente, conta com duas gerontólogas contratadas que atuam como analistas de sucesso dos clientes B2B e B2C e 20 clientes B2B cadastrados na plataforma, mas com planejamento de alcançar 100 até o final de fevereiro de 2024. A startup já possibilitou a contratação de mais de 400 serviços através de sua plataforma, o que gerou cerca de 140 mil reais em receitas para os clientes B2B.
Aceleração:
A startup passará pelo programa de aceleração da Startup University – 49 Educação, entre julho e agosto de 2023. Também está em processos seletivos de outros programas.
Investimento recebido:
A Bem te quero 60+ recebeu 700 mil reais entre investimentos dos sócios e de familiares.
Necessidade de investimento:
“No curto prazo, não há necessidade, mas estamos atentos a oportunidades que possam nos ajudar a ganhar tração e escala”, afirma Vinicius.
Mercado e concorrentes:
“O mercado prateado movimenta cerca de 1,8 trilhão de reais por ano no Brasil. Vemos a oportunidade de ajudar profissionais de diversas áreas de atuação a alcançarem seu público de interesse dentro deste mercado e de oferecer às pessoas 60+ mais acesso à soluções e qualidade de vida. Também vemos potencial em criação de serviços que atendam às necessidade de grandes operadoras de saúde que cuidam de vidas 60+”, diz o CEO. Ele cita como concorrentes indiretos as plataformas Doctoralia, Cuida.life e Vida60mais.
Maiores desafios:
“Ampliar a base de clientes B2B e B2C, mantendo o equilíbrio entre oferta e procura por serviços; testar novos modelos de negócios, que sejam mais inovadores e flexíveis às demandas de nossos clientes; desenvolver nossa tecnologia própria, que atenda à demanda pelos novos modelos de negócio, deixe a interação mais fluída entre os participantes da plataforma e ao mesmo tempo possibilite testar novos modelos com mais agilidade e precisão. Além disso, outro desafio é expandir nacional e internacionalmente.”
Faturamento:
100 mil reais (previsão para 2023).
Previsão de break-even:
Em três anos.
Visão de futuro:
“Seremos um hub internacional de desenvolvimento e divulgação de soluções que atendam às demandas reais do dia a dia de quem quer envelhecer com mais qualidade de vida. Seremos um caminho para que universidades, empresas e empreendedores em geral transformem seus conhecimentos em soluções práticas para a vidas das pessoas 60+”, conta Vinicius.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
Por meio de mapeamento genético, a empresa ajuda tutores a conhecer melhor seus pets e saber quais remédios são mais eficazes e até mesmo qual a susceptibilidade de seus animais a doenças.
A startup oferece uma ferramenta com funcionalidades específicas para apoiar os médicos nas conversas pré e pós-consultas, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.